03/01/10

Cruzeiro Itália, Grécia, Chipre

Itália, Grécia, Chipre e Egito. Egito????

Costumo dizer ao meu marido que toda viagem, por mais organizada que seja sempre tem aventura. Já fui inúmeras vezes a Roma, mas cada ida tem um sabor diferente, tem algo de novo que acontece, tem alguma coisa que não havíamos visto antes.
Nossa viagem trata-se de um cruzeiro que tem início em Savona e supostamente terminaria no Egito, mas isso é mais uma surpresa que a aventura de viajar nos aguardava.

De Milão para Savona, de Savona para Milão

Esta foto tirei da janela do avião na ida. Havia muita neve nas imediações de Milão, mas na cidade ainda não haviaa nevado.




Das coisas mais difíceis foi descobrir como ir de Savona para Milão/Malpensa e vice versa, pois o navio saía de Savona e a cidade, tem seu aeroporto mais próximo em Genova e em Milão. Optamos ir para Milão/Malpensa já que haviam vôos diretos do Porto. A ida, sem problemas, um amigo brasileiro que mora na Itália foi nos buscar no aeroporto, colocou as coordenadas do hotel em que iríamos ficar em Savona e , beleza!, as estradas maravilhosas sem neve e em duas horas, com parada para almoçar num autogril, já estávamos no hotel.


Abaixo, na foto, os amigos Milton e Caetano e eu, na porta do hotel em Savona.


O hotel era na avenida do "calçadão " , na Albisola marinha, e ficava uns 4 quilômetros do Porto de Savona, o que facilitou muito nossa ida até o porto no dia seguinte. Dava para ir à pé se não fossem as malas.


Antes dos nossos amigos irem embora fomos à estação de trem para comprar as passagens para a volta (Savona/Milão). A estação fica uns 8 quilômetros de distância do porto e a passagem até Milão custou 16,50 euros. No final eu vos dou todas as dicas de como Fazer o trajeto Savona/Milão/Malpensa.
No dia seguinte, muito frio e um sol lindo no céu. Fomos de táxi até o porto e, não demorou, já estávamos dentro do navio.













































No dia seguinte, só navegação. À tarde o navio já havia percorrido toda a costa Mediterrânica da Itália. Passamos próximos à ilha de Malta e muito próximos a uma ilha com o nome estranho "Stromboli". Olha lá a foto que tirei da ilha:

Mar Jónico e Mar Adriático eram as palavras que eu ouvia no dia seguinte, no ônibous que nos levava a Olympia. A cidade de Olympia não é muito longe do Porto.
Chegando lá, muitas ruínas...os vários terremotos fizeram um grande estrago naquilo que era um grande espaço dedicado ao esporte, às competições e ao encontro dos melhores atletas da época. Era uma cidade proibida para as mulheres, pois os homens adavam nús por lá (as roupas atrapalhavam a prática dos esportes), maravilha , heim, meninas!
A guia nos falou que o machismo ainda hoje impera por lá. As mulheres atualmente não podem frequentar os cafés e bares, devem ficar em casa enquanto esses locais são reservados apenas para os homens.
Portal em OlympiaEra assim:
Ficou assim:As colunas são Jónicas ou Dóricas, adiferenca entre uma e outra é o arremate lá de cima.
Coluna Dórica:
Colunas Jónicas:Vendo bem de perto as colunas o miolo das ruínas:


Pois é...conchinhas do mar...
Não esperem ver as coisas como eram no tempo das antigas olimpíadas, o que vemos em Olympia são ruínas do passado , ou, para muitos , um amontoado de pedras. Mas, essas pedras guardam em si, memórias de um passado glorioso. Dá para sentir no local a energia desse passado e toda a gloria das vitórias e derrotas das primeiras olimpíadas do nosso mundo.



Saiba como é o navio por dentro, clique no vídeo abaixo:








1 comentário:

Ana cristina disse...

Cade o resto da postagem? Queria ver a aventura de chippre e como voltar de savona para genova
Muito frio? Farei esse cruzeiro sem chipre no natal